Organização, a chave do sucesso

Imagine que você foi chamado para ser mesário nas próximas eleições.

Se você nunca foi mesário, certamente você não deve ter a menor ideia de como tudo funciona. Saiba que todas as atividades devem ser feitas seguindo um processo passo-a-passo e se alguma atividade não for realizada no momento certo, como gerar a zerézima da urna, o mesário pode colocar em risco ou em suspeita toda uma seção eleitoral.

A pergunta que fica é: os mesários saberiam fazer tudo sem um treinamento específico? A resposta é não! Outra pergunta seria: e como eles conseguem conduzir uma eleição de forma tão organizada? Simples! PROCESSOS BEM DEFINIDOS E ORGANIZAÇÃO!

Quando os processos são bem definidos qualquer pessoa que se proponha a fazer, consegue! Basta que seja treinada para isso.

E no seu trabalho? Responda sinceramente: será que você conhece os processos que envolvem a sua atividade dentro da empresa? Se não, você deve buscar a direção para fazer um treinamento específico da sua atividade. Se sim, você os segue?

Os processos servem para dar organização e fluidez ao trabalho, pois, quando seguimos rigorosamente o checklist proposto no processo, as chances de que algo de errado é praticamente zero!

Se você não tem esse hábito, eu proponho que você elabore um checklist das suas atividades. Isso irá fazer com que você se torne um expert nela!

Agora, falando um pouco de organização…

Você certamente já frequentou um restaurante onde a comida demorou muito pra chegar e quando veio estava fria ou o pedido estava errado…. Isso já aconteceu com todo mundo… Sabe por que isso acontece? FALTA DE ORGANIZAÇÃO! A letra do garçom é ilegível ou ele anota o pedido errado, ou a cozinha se confunde na hora do preparo, enfim… um monte de situações que levam ao erro. Um sistema automatizado de pedido resolveria a maioria desses problemas, não é mesmo?

Mas por conta da DESORGANIZAÇÃO e da FALTA DE PROCESSOS, sua comida demorou, veio fria, ou errada. E o que você sente nessas situações? Só pra evidenciar que a falta de organização pode prejudicar tanto a empresa quanto os clientes.

Por isso, tenha sempre em mente:
Organização e Processos vão fazer com que você realize um trabalho de excelência.

E aí? Bora organizar?

Dentro dos próximos dias, vamos passar para vocês algumas dicas de como organizar o seu tempo e trabalhar com foco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.