Hoje continuaremos falando de Ética e Moral, concentrando mais no nível empresarial.
A Ética Profissional é um dos critérios mais valorizados no mercado de trabalho. Ter uma boa conduta no ambiente de trabalho pode ser o passaporte para uma carreira de sucesso.
Mas afinal, o que define uma boa Ética Profissional e qual sua importância?
A vida em sociedade, que preza e respeita o bem-estar do outro, requer alguns comportamentos que estão associados à conduta Ética de cada indivíduo.
A Ética Profissional é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho que a pessoa convive.
No meio corporativo, a Ética Profissional traz maior produtividade e integração dos colaboradores e, para o profissional, ela agrega credibilidade, confiança e respeito ao trabalho.
Contudo, há ainda muitas dúvidas acerca do que é Ética, por isso, relembre da parte I desse Step by Step: entendendo Ética e Moral.
Valores que formam o comportamento Ético:
Altruísmo: a preocupação com os interesses do outro de uma forma espontânea e positivista.
Moralidade: conjunto de valores que conduzem o comportamento, as escolhas, decisões e ações.
Virtude: essa característica pode ser definida como a “excelência humana” ou aquilo que nos faz plenos e autênticos.
Solidariedade: princípios que se aplicados às relações sociais e que orientam a vivência e convívio em harmonia do indivíduo com os demais.
Consciência: capacidade ou percepção em distinguir o que é certo ou errado de acordo com as virtudes ou moralidade.
Responsabilidade ética: consenso entre responsabilidade (assumir consequências dos atos praticados) pessoal e coletiva.
A Ética Profissional é o conjunto de valores, normas e condutas que conduzem e conscientizam as atitudes e o comportamento de um profissional na organização. Desta forma, a Ética Profissional é de interesse e importância da empresa e também do profissional que busca o desenvolvimento de sua carreira.
Para isso, é conveniente que a empresa tenha um código de conduta Ética, para orientar o comportamento de seus colaboradores de acordo com as normas e postura da organização. O código de Ética Empresarial facilita a adaptação do colaborar e serve como um manual para boa convivência no ambiente de trabalho.
REPETINDO AS 10 DICAS PARA SE TORNAR ÉTICO:
1 – Seja honesto;
2 – Respeite o Sigilo;
3 – Tenha comprometimento;
4 – Seja prudente;
5 – Tenha humildade;
6 – Não prometa aquilo que não possa cumprir;
7 – Saiba fazer e receber críticas;
8 – Reconheça o mérito alheio;
9 – Respeite a privacidade;
10 – Evite fofoca.
Lembre-se, se você deseja viver em uma sociedade evoluída, faça a sua parte!